Arte: Marcos Guinoza
Arte: Marcos Guinoza
Sobre o programa Cultivating Emotional Balance
O programa Cultivating Emotional Balance tem caráter secular e educativo. Ele foi criado pelo professor Alan Wallace e pelo pesquisador Paul Ekman com o objetivo de ajudar as pessoas de forma prática a lidar com suas emoções perturbadoras, cultivando mais familiaridade com seu mundo interno, mais atenção, estabilidade e especialmente cultivando respostas mais construtivas, favorecendo assim que uma felicidade mais genuína e menos condicionada possa florescer. Ao longo dessa página, você encontra todos os detalhes sobre a origem do programa, os conteúdos, cronograma e outras informações sobre o curso que oferecerei a partir de abril.
A origem do programa
O Programa Cultivating Emotional Balance (CEB) teve início em uma Conferência do Mind and Life Institute em Dharamsala no ano 2000. O Instituto Mind and Life é uma organização internacional fundada em 1991 para estabelecer o campo das ciências contemplativas e estreitar o diálogo entre a ciência e as sabedorias contemplativas para melhor compreender a mente e gerar impacto positivo no mundo.
Nesse encontro em Dharamsala em 2000, estavam presentes diversos pesquisadores e cientistas, incluindo Matthieu Ricard, Francisco Varela, Paul Ekman, Richard Davidson, e contemplativos, como Sua Santidade Dalai Lama, Mingyur Rinpoche, Thupten Jinpa e vários outros monges e praticantes leigos. A conferência tinha como objetivo aprofundar as investigações e o diálogo entre contemplativos e cientistas a partir do tema “Emoções destrutivas”. Algumas perguntas foram centrais a esse debate: de que modo a psicologia ocidental poderia contribuir para a prevenção do adoecimento mental de modo pedagógico e preventivo? Como ajudar as pessoas a lidar com a raiva, a ansiedade e a tristeza? Como seria possível ajudar as pessoas a terem uma vida mais feliz e significativa e ensiná-las ferramentas que contribuam para o seu próprio bem-estar e florescimento e também para os demais ao seu redor?
Conferência do Instituto Mind and Life do ano 2000
Essa é uma das fotos mais emblemáticas do encontro em que Dalai Lama Dalai Lama reúne-se com cientistas para dialogar sobre emoções destrutivas. Da esquerda para a direita, podemos ver o cientista e monge Mattieu Ricard, o neurocientista Richard Davidson, o psicólogo Daniel Goleman, o cientista Francisco Varela, Sua Santidade Dalai Lama, Thupten Jinpa e o professor Alan Wallace. Atrás do professor Alan Wallace, de óculos, podemos ver Mingyur Rinpoche.
fonte: https://www.mindandlife.org/event/2000-mind-and-life-dialogue-xiii
Conferência Mind and Life do ano 2018
fonte: https://www.mindandlife.org/event/2018-mind-life-dialogue-xxxiii/
A discussão iniciada na conferência Mind and Life do ano 2000 conduziu à criação do programa Cultivating Emotional Balance (CEB), que integra práticas seculares de meditação com os conhecimentos e técnicas derivadas de estudos científicos sobre as emoções. O programa foi criado por Paul Ekman (um dos maiores especialistas em emoções) e Alan Wallace (professor e praticante de meditação, além de pesquisador, físico e fundador do Santa Barbara Institute for Consciousness Studies). Foi também a partir dos diálogos desse importante encontro que o psicólogo Daniel Goleman escreveu o livro Emoções Destrutivas, que compila boa parte dos diálogos e dos conteúdos do programa. A psicóloga e pesquisadora Eve Ekman, filha de Paul Ekman, tem dado sequência à sustentação e coordenação da formação dos professores do CEB nos EUA e também atua como pesquisadora sobre as emoções.
O CEB foi estudado empiricamente como uma intervenção intensiva de oito semanas, com a duração de 42 horas, que teve como objetivo reduzir os episódios emocionais destrutivos e aumentar as respostas pró-sociais. Em uma pesquisa feita com 82 educadoras, as participantes do programa relataram redução em sintomas relacionados à depressão e ansiedade, e aumento de afetos positivos e habilidades pró-sociais, como atenção plena, solidariedade, empatia e compaixão.
Objetivos do programa
O principal objetivo do CEB é promover o que os gregos chamavam de eudaimonia, que consiste num tipo de felicidade que está mais relacionada ao mundo interno e ao equilíbrio emocional. O programa visa a ajudar as pessoas a reduzir as experiências emocionais “destrutivas” e a desenvolver habilidades para a expressão das emoções de modo construtivo, de tal forma que sua experiência de bem-estar possa surgir de modo mais autônomo. Os principais eixos do CEB incluem o cultivo de aspirações significativas, o treino de habilidades de atenção, o cultivo de uma visão de mundo mais clara e precisa e o desenvolvimento da regulação emocional.
Os criadores do programa
Paul Ekman é professor emérito de Psicologia na Universidade da Califórnia em San Francisco-EUA e o mais conhecido pesquisador sobre comportamento não-verbal, que abrange as expressões faciais e gestos. Além de sua notável carreira acadêmica, Ekman é autor de mais de 100 artigos publicados e detém vários doutoramentos honoris causa. Psicólogo e co-descobridor das micro expressões faciais, Ekman foi nomeado pela Associação Americana de Psicologia como um dos psicólogos mais influentes do século XX, e a Revista Time (2009) o saudou como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. A parte do programa sobre as emoções consiste essencialmente no conhecimento gerado pelas pesquisas de Paul Ekman, incluindo um protocolo criado por ele para análise dos episódios emocionais.
Alan Wallace é um grande erudito e um dos mais prolíficos escritores e tradutores do budismo tibetano no Ocidente, que busca continuamente formas inovadoras para integrar práticas contemplativas budistas com a ciência ocidental promovendo o avanço nos estudos sobre a mente.
Dr. Wallace, estudioso e praticante do budismo desde 1970, tem ensinado a teoria e a prática da meditação em todo o mundo desde 1976. Dedicou 14 anos de formação como um monge budista tibetano, ordenado por Sua Santidade o Dalai Lama. Em seguida graduou-se em física e filosofia da ciência no Amherst College e realizou seu doutorado em Estudos Religiosos na Universidade de Stanford. A parte contemplativa do programa CEB foi essencialmente concebida e sistematizada pelo professor Alan Wallace.
Os pesquisadores Eve Ekman e Paul Ekman com Sua Santidade Dalai Lama.
Eve Ekman é filha de Paul Ekman e uma das responsáveis pela formação de professores do CEB nos EUA e em outros países.
O conteúdo do programa CEB
O programa é baseado em quatro eixos principais:
Imagem de Fábio Rodrigues
Equilíbrio Conativo
Refere-se a discriminar com clareza nossas intenções e desejos e alinhá-los ao cultivo do bem-estar de si e dos outros. Algumas investigações que fazemos nessa etapa do percurso são: Nossas ações e nossas intenções estão convergindo? Os desejos e aspirações que cultivamos são conducentes ao bem-estar próprio e dos outros? Estamos utilizando o nosso tempo e energia no que de fato conduz ao bem-estar próprio e dos outros? Temos clareza sobre o que, a longo prazo, nos traz felicidade genuína e o que traz insatisfação? Qual a diferença entre felicidade genuína e felicidade condicionada e como elas se relacionam? Como cultivar o equilíbrio conativo?
Equilíbrio da Atenção
Equivale a “afinar o instrumento” da nossa atenção, para que possamos focar no que realmente importa. Como disse o pioneiro da psicologia ocidental, William James, “a cada momento, aquilo a que prestamos atenção é a realidade”. O que será que compõe a nossa realidade hoje? Como a desatenção afeta a nossa mente e as nossas relações? Nessa etapa do programa, estudamos a importância do cultivo da atenção, como fazê-lo e o impacto desse cultivo no nosso bem-estar e nas nossas relações.
Equilíbrio Cognitivo
A inteligência desenvolvida nessa etapa é a de perceber da forma mais clara e precisa possível o que a realidade está nos apresentando, identificando o papel do observador na interpretação da realidade. Será que vemos as pessoas e as situações, momento a momento, de forma clara e precisa, ou estamos vendo as nossas versões sobre a realidade? Como a nossa mente se engana a respeito das pessoas, das situações e da realidade em geral? Como o viés cognitivo impacta nossas respostas emocionais?
Equilíbrio Emocional e Afetivo
Trata-se do resultado dos equilíbrios anteriores, ampliado e enriquecido por ferramentas que nos permitem conhecer melhor as características de cada emoção e compreender melhor os episódios emocionais. Nosso bem-estar é diretamente influenciado pelas nossas emoções e também pela qualidade das nossas relações e vice-versa. A forma como respondemos às emoções que vivenciamos é determinante no nosso bem-estar. Como identificar as várias etapas de uma emoção? Como responder às emoções de formas mais construtivas? Como agir quando percebemos nossas respostas destrutivas? Que elementos do nosso mundo interno interferem na qualidade das nossas respostas e das nossas relações? Quais atitudes internas são mais benéficas para nossas interações cotidianas?
Neste vídeo, o Professor Alan Wallace descreve como podemos cultivar o bem-estar mental e emocional por meio dos Quatro Equilíbrios acima apresentados. Se precisar, ative a legenda em Português:
Materiais
Ao longo do curso, após cada encontro, serão disponibilizadas referências e materiais complementares aos temas estudados naquele encontro.
Para quem já quiser começar a estudar e se familiarizar com os temas antes do início do curso , recomendamos fortemente o livro Felicidade, de Matthieu Ricard.
Quem quiser conhecer melhor o programa, esse foi o primeiro artigo publicado com os resultados da aplicação do programa.
Sobre mim
Meu nome é Stela Santin, trabalho com educação e promoção do florescimento humano nos espaços onde atuo. Me formei como professora do programa Cultivating Emotional Balance, com Alan Wallace e Eve Ekman, do Santa Barbara Institute for Consciousness Studies/EUA na turma do México em 2013. Ser professora do programa “Cultivating Emotional Balance” e poder observar os impactos positivos em qualquer pessoa de qualquer área que se dedicar a um processo de transformação a partir da familiarização com o mundo interno tem sido uma fonte de alegria e inspiração para mim.
Sou formada em Letras Português/Alemão, atuei por alguns anos como professora de Alemão no Ensino Médio em São Paulo-SP. Sou formada em Psicologia Contemplativa pelo Instituto Nalanda, em Intervenção em Perdas, Luto e Trauma pela Fundação Elizabeth Kübler-Ross e em Círculos de Construção de Paz pela AJURIS-RS.
Há alguns anos venho estudando e praticando os ensinamentos budistas e tentando integrá-los na minha vida cotidiana. Me interesso especialmente pelos ensinamentos da Filosofia do Caminho do Meio e seu impacto no modo como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos com nós mesmos, com o mundo e com as pessoas ao nosso redor. Me interesso também pelo diálogo entre as tradições contemplativas e a ciência, especialmente a psicologia.
Sou aluna de Lama Padma Samten e tutora dos referenciais de estudo e prática do CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva), onde conduzo grupos de estudo e práticas. Tenho me dedicado periodicamente a retiros de aprofundamento de meditação e estudo e a ajudar pessoas nos seus estudos e contemplações pessoais. Moro no CEBB Caminho do Meio, em Viamão-RS.
Atuo também na ONG Instituto Raiar, onde participo da gestão de políticas públicas para a melhoria dos indicadores de alfabetização em redes municipais de educação.
Assine a newsletter
Se você quiser ficar em contato, receber meus textos e saber das próximas atividades que vou oferecer, assine minha newsletter.